Criar uma Loja Virtual Grátis
Wicca e Bruxaria Tradicional
Wicca e Bruxaria Tradicional

A palavra Wicca vem do Inglês Antigo, tendo sido reintroduzida no uso moderno daquele idioma por Gerald Gardner, em sua publicação de 1954. Embora Gardner utilizasse a grafia “Wica”, popularizou-se o uso de “Wicca”, mais aderente à etimologia da língua inglesa.

"Wicca" é o nome de uma religião contemporânea neo-pagã, largamente popularizada pelos esforços de um funcionário publico reformado inglês chamado Gerald Gardner (finais de 40). Nas ultimas décadas, Wicca espalhou-se em parte devido à popularidade entre feministas e outros que buscam uma religião com uma imagem mais positiva da mulher e mais próxima da terra. Como a maior parte das espiritualidades neo-pagãs, Wicca adora o sagrado como imanente à natureza, retirando muita da sua inspiração das religiões da Europa não-cristãs e pré-cristãs. "Neo-Pagão"  significa "novo pagão" e vem dos tempos anteriores ao espalhar das atuais religiões monoteístas. 

Gerald Gardner capturou conceitos e práticas externas para formar a sua marca, nova e exclusiva de Bruxaria. Muitos desses acréscimos nunca haviam sido parte de qualquer tradição de feitiçaria. Wicca, é formada por tradições ocidentais populares européias, filosofia oriental e misticismo da cabala.

Como um movimento, Wicca pode ser vista como um sistema eclético de crenças com um ritual estático subjacente e uma mudança de base ética.
É uma abordagem à espiritualidade que enfatiza um conjunto de princípios doutrinais e práticas promulgada por uma forma estruturada de ritual de iniciação ou rito de passagem dentro das leis do “clã” ou congregação.

O neopaganismo proposto por Gardner baseava-se em sua experiência na Ásia, onde viveu por muito tempo e entrou em contato com uma variedade de crenças ocultistas e práticas mágicas. Outra importante influência no surgimento da Wicca foi a obra do ocultista britânico Aleister Crowley. No fim dos anos 60, na onda da contracultura hippie, da valorização de um estilo de vida anticonvencional e da busca pela espiritualidade, a Wicca ganhou muitos seguidores nos Estados Unidos.

Os praticantes da Wicca fazem meditação e participam de vários rituais que celebram, por exemplo, a Lua cheia, o equinócio, o solstício de verão e o Halloween. 

Wicca é uma religião não-dogmática; ao contrário de qualquer outro sistema religioso maioritário, não há uma forma "certa" ou "errada" de observação. O indivíduo é livre de seguir uma das tradições principais ou para encontrar o seu próprio caminho. São as crenças, a filosofia e a ética que são importantes, não a sua expressão exterior. Para além das linhas de conduta básicas, não existem quaisquer "mandamentos".

 

 

 

A "Bruxaria Tradicional" surgiu do animismo, do xamanismo, acrescentou cultura e costumes de povos antigos, teve um aumento sócio cultural grande com a vinda dos Celtas e assim a todo esse agregado de culturas, de costumes, de magia damos o nome de Bruxaria, Bruxaria Tradicional cujo o surgimento está nas famílias, clãs, tribos, aldeias, de séculos remotos.

Mas prevalece a pergunta - O que é Bruxaria Tradicional? - há tantas respostas diferentes quanto há opiniões de entendidos no assunto, é um conceito vindo do entendimento subjetivo e individual, mas em resumo um conjunto de práticas que constituem a história de determinado povo, de determinado clã, baseado nos seus costumes, baseados nos seus segredos, embora exista uma grande parcela de estudos ligados aos povos da Europa que nos possa dar uma noção sobre o assunto, tais conhecimentos não nos remetem a raiz destes conhecimentos tão sagrados e seletivos.

As linhas de diferentes faces da Bruxaria refletem a mesma como algo intrigante e complexo, algumas linhas se dividem, outras se juntam em conceitos, mas a base se encontra no culto à natureza, não somente como provedora do alimento, mas como energia primordial, berço e vida.

Os membros da Antiga Arte constituem agrupamentos de pessoas trabalhando com foco na magia natural, servindo como um entendedor das forças da natureza, um praticante da magia, alguém digno e com particular tendência introspectiva, sensorial que entra em harmonia com as fases das estações, que honra suas raízes, respeita o poder ancestral, cultua os deuses da natureza em seu digno habitat.

Poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos, dos espíritos dos antigos dadas por possessões mágicas ou dadas por esquemas mágicos dentro do seio do paganismo, no berço raiz e entre seus deuses antigos. Os Deuses são forças naturais e as suas personalizações humanas foram criadas aos olhos dos homens. 

A Bruxaria Tradicional é uma das filosofias mais complexas que a simplicidade pode construir, e nada e ninguém pode traduzi-la com a escrita fria ou com a razão, para entendê-la é preciso morrer nesse mundo, perder os sentidos e acordar na praia renascido das águas do mar”.

O mais importante, além de se definir, é praticar seja qual for sua religião com amor, respeitando o próximo e a vontade alheia.

 

Fonte - https://casadabruxajadefenixbruxariaancestral.blogspot.com.br